quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Líquido Sinovial

Líquido Sinovial

O líquido sinovial consiste em uma substância viscosa, similar à clara de ovo, que lubrifica a maioria das articulações. Sua análise pode auxiliar no diagnóstico de doenças articulares.

Fisiologia e Composição
Todas as articulações do esqueleto humano, com exceção daquelas de suporte de peso, recebem revestimento membranoso denominado sinovial. A membrana sinovial produz a sinóvia ou líquido sinovial. Este sistema forma uma cápsula fluídica que alcochoa as diartroses, facilitando a locomoção e impedindo que haja atrito entre os ossos. A cáspsula sinovial é revestida por uma camada de tecido conectivo de colágeno que a envolve.
O líquido sinovial é um ultrafiltrado ou dialisado de plasma que contém níveis de glicose e ácido úrico equivalentes aos do plasma. A concentração de proteínas é baixa àquela do plasma.






Testes Laboratoriais
Os testes laboratoriais observam volume, cor e limpidez, viscosidade, coagulação e o coágulo de mucina ou teste de Ropes.
Os testes químicos quantificam as proteínas, glicose, ácido úrico, ácido lático, desidrogenase láctica e o fator reumatóide.
O exame microscópico faz a contagem das células e sua diferenciação, presença de cristais.
Também são efetuados exames microbiológicos.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário