sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Morfologia e Função dos Leucócitos

Morfologia e Função dos Leucócitos


Neutrófilos 
Polimorfonucleares (granulócitos), os neutrófilos são células sanguínea multilobulada, contendo de 2 a 5 lobos e citoplasma ligeiramente ácido com granulações finas de coloração rosada. São os mais numerosos circulantes na corrente sanguínea, seu tempo estimado de vida na corrente circulatória é de aproximandamente 7 a 8 horas, distribuindo-se nos tecidos corpóreos de forma aleatória.
Seu papel principal é atuar na defesa do organismo contra processos infecciosos. Realizam a digestão de microorganismos, possuem ação bactericida, são estimulados por quimiotaxia e dotados de boa mobilidade.
As granulações encontradas em seu citoplasma são ricas em enzimas e são produtores de radicais livres.
Quando associados a processos inflamatórios ou infecciosos, os neutrófilos podem exibir vacúolos, granulações tóxicas e corpúsculos de Dohle.
A população aumentada de neutrófilos no sangue é denominado neutrofilia, que pode ser primária quando é resultante de alterações intrínsicas da célula progenitora como no caso das doenças mieloproliferativas ou secundárias e reacionais como nos caso das infecções sistêmicas ou localizadas, os processos inflamatórios incluem artrite reumatóide, gota e colagenoses.
Da mesma forma, o declínio acentuado (absoluto) da população de neutrófilos é denominada neutropenia, se não genética está associada a determinadas infecções como rubéola, gripe, mononucleose, febre tifóide e malária, medicação tóxica ou anemia megaloblástica.



Na próxima edição será discutido temas como desvio à esquerdadesvio à direita, anomalia de Pelger-Huet, anomalia de May-Hegglin, anomalia de Chediak-Higashi, anomalia de Alder-Reilly.

Fonte: Azevedo, M. Hematologia Básica. 4ª edição. Editora Luana

Nenhum comentário:

Postar um comentário